Labirintite

A labirintite é uma inflamação que afeta o labirinto, uma região do ouvido interno responsável pela audição e equilíbrio, que quando está inflamado pode causar sintomas como tontura, vertigem, falta de equilíbrio, perda de audição, náuseas ou mal estar geral.

A labirintite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em idosos, sendo causada por infecções por vírus ou bactérias, diabetes, pressão alta ou até mesmo por fatores emocionais como estresse, ansiedade ou depressão, por exemplo.

O tratamento da labirintite deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista ou neurologista de acordo com a causa, podendo ser indicado o uso de remédios para aliviar os sintomas, fisioterapia e a realização de uma alimentação anti-inflamatória para ajudar a reduzir a inflamação no ouvido.

Os sintomas de labirintite, geralmente, surgem de forma repentina e são muito intensos, impedindo a realização das atividades diárias, e podem persistir por minutos, horas, dias ou semanas, e desaparecer sozinhos. No entanto, é comum que os sintomas voltem a surgir após alguns dias, especialmente quando se movimenta rápido a cabeça.

Os principais sintomas de labirintite incluem:

» Tontura ou vertigem.

» Perda do equilíbrio.

» Perda da audição no ouvido afetado.

» Zumbido no ouvido.

» Náuseas e vômitos.

» Mal-estar geral.

» Sensação de desmaio.

» Dor de cabeça constante.

» Ansiedade.

» Sensação de tensão nos músculos da face.

» Movimentos involuntários dos olhos.

» Dificuldade para focar a visão.

Embora seja raro, a labirintite também pode causar perda permanente da audição.

Os sintomas da labirintite são comuns em outras condições e, por isso, é muito importante procurar ajuda médica para que seja feito o diagnóstico e iniciado o tratamento mais adequado.

Tua Saúde.

Agende sua avaliação

Tire suas dúvidas sobre procedimentos e agende sua consulta pelo WhatsApp.