Adenoide

Adenoides aumentadas e inflamadas, comum em crianças, podem dificultar a respiração e causar transtornos do sono e infecções de ouvido recorrentes.

» Adenoides aumentadas em crianças podem resultar de infecções.

» O aumento em geral não causa sintomas, mas ocasionalmente, podem causar dificuldade para respirar ou para engolir e, às vezes, infecções recorrentes do ouvido ou dos seios nasais ou apneia obstrutiva do sono.

Adenoides são um aglomerado de tecido linfoide localizado onde as passagens nasais se conectam à garganta. Elas ajudam a defender o corpo contra infecções capturando bactérias e vírus que entram pela garganta e produzindo anticorpos. As adenoides são maiores em crianças entre 2 e 6 anos de idade.

Algumas crianças em idade pré-escolar e adolescentes têm adenoides relativamente grandes que não se devem a nenhum problema. Contudo, as adenoides podem estar aumentadas devido a uma infecção viral ou bacteriana que cause infecções de garganta (dor de garganta). Exposição contínua a crianças com infecções bacterianas ou virais, como crianças em creches, aumenta o risco de infecção. Além disso, alergias, (por exemplo, alergia sazonal ou alergia contínua), substâncias irritantes e, possivelmente, refluxo gastroesofágico também podem causar o aumento das adenoides. Embora extremamente raro, às vezes o câncer causa adenoides aumentadas.

Quando aumentadas, as adenoides podem bloquear o nariz ou as trompas de Eustáquio que conectam a parte de trás da garganta com os ouvidos. Geralmente, as adenoides voltam ao tamanho normal logo que a causa do problema é resolvida. Às vezes elas permanecem aumentadas, especialmente em crianças que tiveram infecções frequentes ou repetidas.

Manual MSD.

Agende sua avaliação

Tire suas dúvidas sobre procedimentos e agende sua consulta pelo WhatsApp.